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terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gente que não grama o novo anúncio do Pingo Doce


A nova campanha do Pingo Doce, desenvolvida pela agência Duda Portugal, deu origem a um movimento sedeado no Facebook contra a mudança de linha de comunicação da marca.
O “Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce da Duda”, criado na quinta-feira passada, já reúne mais de 2000 membros na rede social, tem merchandising à venda, como uma t-shirt a custar €11.50, e um quizz intitulado “Que cliché do Pingo Doce és tu?”. O mediatismo gerado pela contra-campanha nas redes sociais chegou rapidamente aos blogues e aos principais jornais nacionais.

José Carlos Campos, Director Criativo da Strat, aderiu, também ele, a este grupo. O publicitário explicou ao Briefing que, sendo o Pingo Doce uma “marca muito portuguesa”, não revê “a genuidade do povo português” no anúncio, tratando-se sim de uma imagem “passadista da sociedade portuguesa”.
No plano oposto, acrescentou, o Modelo, um dos principais concorrentes do Pingo Doce, “conseguiu retratar algo genuíno” através da campanha ‘Um Piquenique com o Tony Carreira’. “Há muitos portugueses que realmente fazem de tudo para ir a um concerto do Tony Carreira, ou a um piquenique, isso sim é genuíno”, disse o Director Criativo da Strat em comentário ao Briefing.

Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp, explica que uma campanha deste género é como “construir um hino” e isso exige “ouvir e conhecer bem o consumidor”. Esta falta de conhecimento do público-alvo poderá estar na origem das críticas à agência Duda Portugal, cujo proprietário foi responsável pela estratégica de comunicação de Lula da Silva, actual Presidente do Brasil, em 2002.

Em reacção às criticas, Duda Mendonça referiu ao Diário Económico que se “manteve – com esta campanha - muito daquilo que tinha sido feito ao longo dos anos”, explicando que “valoriza a opinião de todos” e que “não veio para Portugal ensinar ninguém, veio também aprender”.

Os clichés da campanha

Rapidamente a acção na rede social teve repercussões nos meios de comunicação tradicionais. O jornal I nomeou os clichés do novo anúncio, tendo por base o quizz criado no facebook: Cristo rei, miúda gira a fazer jogging, reformados a jogar cartas, vistas áreas, idoso com o mar e a bandeira de Portugal (ao contrário) como fundo, o funcionário feliz, e um recurso ao gesto final, usado na campanha de Lula, no Brasil, em 2002.

Fonte: Briefing

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