Pesquisa

sábado, 6 de março de 2010

iPad analisado pela DECO

A Apple lançou o iPad com ênfase nas várias funções deste ecrã multi-touch, de smartphone a moldura digital. Mas não se destaca verdadeiramente em nenhuma.

O iPad só estará à venda por cá daqui a alguns meses, a partir de 499 euros. Divulgamos as primeiras impressões com base na apresentação da Apple a 27 de Janeiro.

O iPad combina funções de smartphone, leitor de MP3, netbook, moldura digital, leitor de livros electrónicos (e-books) e de vídeo portátil. Confrontamos as funções com as de outras categorias de produtos. Objectivo: saber se o desempenho do iPad está ao mesmo nível.


iPad e verdadeiros aparelhos portáteis
Não pode transportar o iPad no bolso como um smartphone ou leitor de MP3, devido à grande dimensão. O aparelho tem um ecrã de 9,7 polegadas e pesa cerca de 700 gramas.

iPad contra leitores de e-books
O ecrã de óptima qualidade permite multitouch, mas não é o mais adequado se for bastante utilizado como leitor de e-books. Os ecrãs destes aparelhos utilizam tecnologia E Ink, que proporciona uma experiência visual confortável, muito semelhante à do papel (entre 200 e 300 euros).
A autonomia da bateria não é famosa quando comparada com a de um leitor de e-books: até 10 horas, contra 1 semana.
O único ponto positivo do iPad como leitor de e-books é o efeito na concorrência: esperemos que outros fabricantes baixem os preços e os editores portugueses invistam mais nos livros electrónicos.

iPad versus netbooks
É pouco provável que o iPad sirva como computador principal. Os netbooks só o conseguem se as exigências forem muito baixas (em média, custa entre 300 e 350 euros). O tamanho do teclado virtual é razoável, mas escrever textos longos será mais desconfortável do que no teclado tradicional de um netbook.
Resta também provar que o utilizador, habituado a escrever num teclado tradicional e num ângulo diferente do ecrã, passará para um teclado virtual sem problemas.
A incapacidade em lidar com duas ou mais aplicações em simultâneo, já detectada no iPhone, será mais flagrante.
O iPad tem uma limitação importante na navegação on-line: é incompatível com o formato flash, usado em muitos vídeos.
Esta é a categoria com a qual o iPad melhor se identifica. Até seria uma boa escolha para surfar na Internet, ver fotografias e conteúdo multimédia, enquanto está sentado no sofá, mas não bate um netbook. Pelo menos até a Apple introduzir a capacidade de multitarefa, videochat e câmara fotográfica, entre outros melhoramentos.

iPad e tudo o resto
O iPad também pode ser utilizado como leitor de vídeo portátil ou moldura digital, mas o seu preço não é tão interessante como o destes aparelhos. Nos mais recentes testes, encontrámos bons modelos a menos de 100 euros. Além disso, continua o problema de incompatibilidade da Apple com alguns formatos de vídeo: não é claro que o iPad reproduza filmes em DivX e XviD, por exemplo.
Na apresentação do iPad, foi dada muita ênfase aos jogos de vídeo, mas é difícil acreditar que os utilizadores prefiram-no a uma verdadeira consola. Quem comprar este dispositivo irá usá-lo para jogar, mas essa não será a principal finalidade.
É um aparelho atraente e reúne várias funções. Porém, nem sempre poderá desempenhá-las tão bem como os aparelhos específicos, mais económicos.

Para conhecer melhor

•Processador: Apple A4 de 1 GHz
•Ecrã: 9,7” panorâmico brilhante LED-backlit, multi-touch com tecnologia IPS e resolução de 1024×768 pixels
•Ligações do modelo Wi-Fi: Wi-Fi (802.11 a/b/g/n) e Bluetooth 2.1 + EDR
•Ligações do modelo Wi-Fi + 3G: UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100 MHz), GSM/EDGE (850, 900,1800, 1900 MHz), Data only2, Wi-Fi (802.11 a/b/g/n), Bluetooth 2.1 + EDR
•Sensores: acelerómetro e sensor de luz ambiente
•Conector Dock, entrada para auscultadores de 3,5mm estéreo, colunas embutidas, microfone e entrada para cartão SIM (apenas no modelo Wi-Fi + 3G)
•Tamanho: 242,8x189,7x13,4mm (axlxp)
•Peso: 680 gramas (modelo Wi-Fi) ou 730 gramas (modelo Wi-Fi + 3G)
•Autonomia: 10 horas

Fonte: http://www.deco.proteste.pt

Sem comentários: