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quinta-feira, 17 de abril de 2008

Campanha "Queremos marketing alimentar responsável "


A DECO está a lançar uma campanha que visa apelar aos consumidores no sentido de criar "legislação que restrinja o marketing e a publicidade a produtos alimentares para crianças com pouco interesse nutricional".

Baseando-se em estudos, a instituição pretende reunir assinaturas de pais e consumidores para entregar no Ministério da Economia, Saúde e Educação.

Será altura para o Marketing assumir mais responsabilidade social? O impacto será elevado ou apenas se trata de uma mudança de paradigma? O interesse pela saúde não deveria estar já legislado?
Mais informações em http://www.deco.proteste.pt/

3 comentários:

Diogo Faro, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo Faro, disse...

Tozéee, antes de mais, parabéns pelo blog, é sempre bom que pessoal como tu se interesse mesmo pela nossa área e que goste de dar, trocar opiniões de forma a aprendermos todos mais. Se é importante para todos, ainda mais para nós que somos estudantes.

Relativamente a esta medida, posso afirmar já que concordo com ela. O Marketing é uma ferramenta poderosíssima que pode e deve ser usada em prole da sociedade e não apenas com intuito de certos senhores poderem ter cada vez mais lucro.
Como é óbvio, os marketeers destas empresas de "fast-food" e comidas que tais, devem fazer o melhor para a sua empresa mas devem também pensar na saúde geral da sociedade. Não concordaria com esta medida caso envolvesse a proibição da comunicação marketing para toda a gente, mas visto ser direccionada a crianças acho que faz todo o sentido. Os adultos que façam o que bem entenderem, consumam o que quiserem e deixem-se influenciar pela publicidade sempre que quiserem, mas evitemos minar as crianças tão cedo. O dinheiro de retorno nunca compensará a falta de saúde dos futuros adultos (mesmo que possa cobrir as despesas desta).

Anónimo disse...

Por vezes despende-se de tempo e dinheiro a investir na sensibilizaçao das pessoas para uma alimentação saudável.No entanto, estas mediadas tornam-se questionáveis quando somos bombardeados constamente com pubicidade a restaurantes e comida fast-food, sendo o poder do marketing e da publicidade muito maior do que umas campanhas que tentam convencer as pessoas que comer brouculos e couves faz bem à saude. Para além disso, há que referir também que comer fast-food é significativamente mais barato do que uma salada ou uma sopa, o que nos dias de hoje é claramente preponderante na escolha .

Enquanto formos confrontados com tantos restaurantes, com preços mais baratos, com comida mais apetecivel e com publicidade tão atractiva, será dificil combater as problematicas inerentes aos hábitos alimentares.

Sob o meu ponto de vista leigo na área, considero que o marketing deve assumir mais responsabilidade social...

Parabens pelo blog =)